Alugar através de imobiliária pode ser mais fácill?
25 de julho de 2017
Como usar o FGTS na compra de um imóvel?
26 de julho de 2017

Como colocar o seu imóvel para alugar com segurança?

Como garantir que seu imóvel será entregue preservado após a locação?

Ao colocar um imóvel para aluguel, uma das maiores preocupações dos proprietários é sobre os possíveis riscos aos quais o imóvel pode ficar exposto sem os cuidados do dono.

E a preocupação não é infundada, pois chegam a existir mesmo alguns casos de inquilinos que acabam dando prejuízo aos locadores – o que geralmente acontece, em negociações diretas, quando o proprietário não tem muitas garantias em relação ao locatário.

Mas, afinal, como garantir que o imóvel será entregue, após a locação, nas mesmas condições em que foi alugado? Como assegurar-se de que você não venha a ter prejuízos com a locação?

A resposta é simples: a forma mais segura e garantida de alugar seu imóvel com mais vantagens é contando com os serviços de uma imobiliária.

Por mais que isso possa parecer um custo extra, na verdade, trata-se de um investimento em um serviço de grande valor. Aliás, se pensarmos bem, é um investimento relativamente baixo frente às vantagens dos serviços de uma imobiliária.

Confira porque é mais seguro e vantajoso alugar seu imóvel contando com os serviços de uma boa imobiliária:

 

– Vistorias completas e cuidadosas

Quando você confia o seu patrimônio para administração de uma boa imobiliária, é realizada uma vistoria inicial com profissionais qualificados que fazem uma descrição textual completa das condições do imóvel, acompanhada de um detalhado relato fotográfico.

Na entrega do imóvel, após a locação, é feita nova vistoria completa e detalhada, a qual é comparada com a vistoria inicial. Em caso de divergências, a imobiliária se responsabiliza por cobrar do inquilino quaisquer danos e avarias que sejam de responsabilidade dele. O proprietário nem precisa se preocupar com isso. Ufa! Muito mais tranquilidade e segurança, não é?!

Por isso, quanto mais claras, completas e precisas forem as vistorias, mais fácil e seguro se torna o processo de entrada e saída do imóvel.

Aliás, é importante destacar que as vistorias imobiliárias, atualmente, já estão bem mais avançadas, com o uso da tecnologia.

Aproveitando aplicativos e softwares específicos para isso, as melhores imobiliárias já conseguem fazer relatórios bastante fidedignos, com alto grau de detalhamento e grande precisão. Há até app’s como esses em que as fotos são marcadas com data e horário de registro, além de serem criptografadas, servindo como provas para uso judicial em caso de divergências.

É a tecnologia sendo usada a favor de locadores e locatários, ajudando a tornar essa relação imobiliária ainda mais clara e tranquila.

 

– Análise de perfil dos inquilinos

Antes da locação, a imobiliária faz uma análise do perfil do inquilino. Isso ajuda o locatário a encontrar o melhor imóvel, exatamente como ele deseja. E também garante mais segurança para o locador.

Nessa ocasião, a imobiliária pode identificar a finalidade de uso do imóvel pretendida pelo locatário e orientá-lo sobre as melhores opções, tendo em vista as exigências estabelecidas por cada locador. Além disso, a imobiliária tem a oportunidade de orientar o locatário sobre as melhores práticas no uso do imóvel, especificando quaisquer que sejam as exigências do proprietário.

Em alguns casos, como na Santa Ilha, foi desenvolvido (no início de 2017) um treinamento completo para instruir o locatário, com dicas para melhor uso do imóvel, cuidados necessários, instruções sobre instalações, assim como orientações sobre a melhor forma de devolução do imóvel. Tudo para proporcionar a melhor experiência para todas as partes.

Juridicamente, essa fase também é muito importante. Afinal, as melhores imobiliárias fazem consultas aos órgãos de proteção ao consumidor, para identificar possíveis complicações pré-existentes.

E o contrato elaborado pela imobiliária é outra forma de segurança para todas as partes, já que o documento é completo, atualizado de acordo com as últimas jurisprudências e inclui, claramente, quais as responsabilidades de todas as partes envolvidas.

 

– Garantias financeiras

Além de possuir o cadastro completo do inquilino, a imobiliária também solicita um tipo de garantia financeira. Pode ser um fiador, um título de capitalização ou um seguro fiança, por exemplo. Assim, mesmo que o inquilino deixe de cumprir com as contas, o proprietário tem mais segurança de seus pagamentos.

Outra vantagem de contar com uma boa imobiliária é que a instituição cobra do locatário o pagamento de proteções ao imóvel, como seguros contra incêndio e vendavais. Assim, o patrimônio do locador é coberto e o inquilino também tem mais segurança no uso do imóvel.

O IPTU é outra taxa que a imobiliária cobra do locatário, incluindo a demanda no próprio boleto de aluguel. Ou seja, enquanto, em uma locação direta, pode haver dificuldades na cobrança de taxas como essa, locando através de uma imobiliária, o inquilino tem mais facilidades para pagar e o locador para receber.

O pagamento de outras taxas, como água, energia, etc. também é acompanhado pela imobiliária, de forma a garantir a tranquilidade do locador no sentido da não inadimplência associada ao seu imóvel.

Assim, contando com uma imobiliária, o locador não apenas fica tranquilo sobre a segurança do seu imóvel, mas também fica seguro financeiramente. Ou seja, a negociação acaba sendo bem mais vantajosa.

 

– Conhecimento técnico

Contar com os serviços de uma boa imobiliária é contar com quem entende do assunto. Você não faz negócios no escuro. Tem segurança, garante conhecimento técnico e de mercado. Pode contar com orientações certeiras sobre as responsabilidades de cada parte, além do acompanhamento de especialistas na solução das mais diversas situações.

Por isso é importante escolher uma imobiliária completa, verificando a credibilidade da instituição e a formação da equipe de especialistas.

Um bom exemplo, em Florianópolis, é a Santa Ilha Imóveis, formada por um time que vai muito além dos corretores, com profissionais de Marketing, Direito e pós-venda, todos com elevado conhecimento técnico e humano. Vale a pena considerar opções assim, de confiança, na hora de fazer um negócio tão sério e valioso que envolva o seu imóvel.

 

– Outras vantagens

Além de alugar seu imóvel com mais segurança, contar com uma imobiliária também garante outras vantagens, como, por exemplo, uma divulgação melhor do seu imóvel.

Afinal, as imobiliárias têm mais acesso a mídias de massa, podem publicar anúncios em portais específicos e impulsioná-los nas redes sociais para atingirem um público maior. Em alguns casos, como na Santa Ilha Imóveis, há até uma equipe de Marketing especializada, dedicada a isso.

Outra grande vantagem de contratar uma imobiliária é não ter dor de cabeça. A imobiliária divulga, faz as visitas com interessados e intermedia toda a negociação. E mesmo após o fechamento do contrato, a imobiliária fica responsável por todos os contatos e cobranças, incluindo situações imprevistas. A entrega pós-locação também é supervisionada pela imobiliária. Enfim, quando você conta com uma boa imobiliária, se livra de inúmeras preocupações. Ufa! Que bom que você tem com quem contar.
Quer alugar seu imóvel? Entre em contato com a Santa Ilha pelo contato@santailha.com.br ou www.santailha.com.br

Redação: Marketing Santa Ilha

Felipe Coin Bacichette
Felipe Coin Bacichette
Felipe fornece as informações técnicas e mercadológicas para a produção de todo o conteúdo do Blog Santa Ilha. É administrador de empresas, especialista no mercado imobiliário e apaixonado pela arte de entender e atender as pessoas. Gaúcho de Caxias do Sul, foi lá que iniciou a vida de empreendedor e adquiriu experiência em grandes marcas do mercado imobiliário. Mora em Florianópolis-SC desde 2013, onde fundou a Santa Ilha Imóveis e encontrou o equilíbrio entre a realização profissional e a qualidade de vida. É casado e tem uma filha que já nasceu com os pés na areia ; )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *