Rio Tavares, um bairro completo no Sul da Ilha
9 de abril de 2017
7 maravilhas do Sul da Ilha: os lugares mais incríveis para visitar em Florianópolis
21 de dezembro de 2017

Morar em Floripa: 5 motivos para escolher o Sul da Ilha

Qualidade de vida, desenvolvimento urbano e pé na areia definem a região.

Quer realizar o sonho de morar em Florianópolis e está em dúvida de que bairro escolher? Descubra a região que tem conquistado o coração de quem chega a Floripa: o Sul da Ilha.

Até pouco tempo atrás, o Norte de Floripa era a opção mais procurada pelos turistas e novos moradores da cidade, que paravam por praias como Jurerê, Santinho e Brava, chegando no máximo até a Lagoa da Conceição para se divertir. Mas recentemente essa situação tem mudado.

Praias como o Campeche, o Morro das Pedras, a Armação, o Matadeiro, a Lagoinha do Leste, a Solidão, o Pântano do Sul e até Naufragados têm atraído cada vez mais visitantes. Além disso, o Sul de Florianópolis tem recebido investimentos e obras viárias consideráveis, ampliando a infraestrutura e impulsionando o desenvolvimento imobiliário sustentável da região.

O que não faltam são motivos para conhecer e se apaixonar pelo Sul da Ilha da Magia.

Está planejando morar em Floripa ou investir em um imóvel na cidade?

Confira 5 razões para optar pelo Sul da Ilha:

Praia do Campeche e sua ilha paradisíaca de mesmo nome.

1 – Viver em contato com a natureza

– As praias mais preservadas

No Sul da Ilha é possível encontrar praias intocadas pela urbanização, como a encantadora Lagoinha do Leste e a pacata praia de Naufragados. O acesso para ambas ainda é feito por trilhas pela natureza ou de barco. Além disso, em outras praias do Sul – como a do Campeche, a do Morro das Pedras e da Armação – grandes áreas de restinga separam os empreendimentos da orla, preservando a beleza do visual e a tranquilidade de todos.

– Qualidade da água

Relatórios de balneabilidade apontam que as praias com as águas mais limpas estão no Sul da Ilha de Santa Catarina. No histórico de balneabilidade dos últimos anos, 85% dos pontos analisados pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente) estiveram próprias para banho nas praias do Sul. Veja matéria completa.

– Lagoa do Peri e seu entorno

Além de praias deslumbrantes, o Sul de Florianópolis ainda conta com outros encantos naturais, como o Parque da Lagoa do Peri. O local é rodeado por morros e formado por uma grande área verde que envolve a Lagoa do Peri, de águas calmas e limpas, ideais para um banho, um passeio de caiaque ou de stand up paddle.

A qualidade das águas da Lagoa do Peri foi comprovada com o recebimento da Bandeira Azul – a maior certificação de qualidade das praias do mundo em 2015, 2016 e 2017. Veja a notícia da Folha de São Paulo.

Ótima opção para se divertir em família, o Parque do Peri é só um dos exemplos de atividades junto a natureza (e gratuitas!) que contribuem com a qualidade de vida de quem escolhe morar no Sul da Ilha de Santa Catarina.

2 – Praticar esportes variados

– Surf e kite surf

Das melhores praias para surf em Floripa, três estão ao Norte, quatro ao Leste e cinco delas no Sul: Morro das Pedras, Matadeiro, Lagoinha do Leste e Naufragados, além do Campeche, que se destaca pela ondulação do quadrante sul, incomparável em toda a ilha. O kite surf da praia do Campeche até a ilha fronteiriça de mesmo nome também faz sucesso entre os adeptos do esporte.

– Caiaque e Stand up paddle

Para quem prefere águas mais tranquilas, uma tarde de caiaque pela Lagoa do Peri pode ser uma ótima dica. O stand up paddle é outra boa opção, podendo ser realizado na Lagoa do Peri, no mar ou até na famosa Lagoa da Conceição (distante apenas alguns km do Sul da Ilha).

– Natação

Nem precisa dizer que há opções variadas para quem gosta de nadar. Com as praias e a Lagoa, nadadores de todos os níveis podem desfrutar do esporte. Uma prática comum entre nadadores de alto nível é a travessia da praia do Campeche até a fronteiriça ilha do Campeche. E mesmo quem não sabe nadar tem opções para se refrescar em segurança.

– Skate

O Sul da Ilha também se destaca pela tradição no skate. É no Sul que fica o RTMF Bowl (do campeão mundial Pedro Barros), o bowl da Hi Adventure, a Inside Corner, além do novo Parque na Costeira do Pirajubaé, onde inclusive já foi realizado o torneio internacional Vans Park Series.

– Caminhadas, corridas e pedaladas

Além das calçadas e ciclovias, as próprias praias permitem práticas como essas livremente, sem contar a possibilidade de realização de trilhas, que combinam o exercício ao contato com a natureza.

3 – Morar num bairro lindo e completo

– Plano Diretor

Construções de no máximo três pavimentos. É isso que o Plano Diretor define para a região. Uma padronização de altura que, além de contribuir para um visual mais harmônico, ainda favorece a circulação de ar e a luminosidade natural, criando ambientes mais bonitos e agradáveis.

– Modernidade arquitetônica

Sendo uma das últimas regiões a receber o desenvolvimento imobiliário, o Sul da Ilha de Floripa foi beneficiado com construções modernas, de arquitetura contemporânea e de acordo com as novas normas ambientais. É possível encontrar, por exemplo, impressionantes condomínios clubes, próximos à praia do Campeche.

– Infraestrutura

A região é servida por completa infraestrutura. Além da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Sul da Ilha, há postos de saúde, farmácias, supermercados, minimercados, postos de gasolina, escolas, academias, bares e uma variedade cada vez maior de comércios e serviços. E tem mais, veja só:

4 – Estar próximo ao Centro

– A praia mais próxima do Centro

O Campeche é a praia mais próxima do Centro de Florianópolis, com fácil acesso pela Via Expressa Sul. Quem opta por morar nesse bairro do Sul da Ilha, vive sempre perto da praia e, quando necessário, o Centro é logo ali.

5 – Beneficiar-se do desenvolvimento local

– Obras e investimentos

O Sul da Ilha é a região que tem recebido as obras viárias de maior impacto de transformação do local. Investimentos como o Elevado do Rio Tavares, com pista para BRT e o revolucionário projeto do Novo Acesso ao Sul da Ilha com pista dupla, ciclovia e pista para caminhada prometem otimizar a mobilidade da região e somar ainda mais qualidade de vida aos seus moradores.

No início de 2018, a empresa suíça Zurich Airports assumiu o comando o aeroporto Hercílio Luz e promete transformar completamente a atual estrutura da cidade. Um novo terminal de passageiros começou a ser construído ao custo de R$ 500 milhões. A obra vai permitir mais conforto aos usuários, com ampliação da capacidade de passageiros, uma enorme área de alimentação e tecnologia eco-friendly com uma série de medidas sustentáveis. Veja a matéria completa.

Outra importante obra para a região também começou a ser construída recentemente. Em novembro de 2017, a Estação de Tratamento de Esgoto do Sul da Ilha começou a ser erguida, ao custo de R$ 59 milhões. Quando estiver concluída, em 2019, a estação vai colocar em operação a rede de coleta já implantada na região do Campeche. A obra vai beneficiar mais de 25 mil moradores da região. Veja mais aqui.

 

EXTRA: Valorização do imóvel

Devido a todo o investimento que tem sido feito na região, em conjunto com a predominância de áreas verdes e o desenvolvimento imobiliário de forma sustentável, o Sul da Ilha tem se destacado na procura e na alta valorização dos imóveis.

O Guia de Imóveis – publicado anualmente pela revista Exame – comprovou isso, dando destaque à região sulista florianopolitana em suas três últimas edições.

Com a proximidade da entrega das obras viárias, as perspectivas futuras são ainda melhores. O Sul da Ilha só tende a crescer e os imóveis só tendem a valorizar ainda mais.

Se você sonha em viver em Florianópolis e desfrutar de todos os benefícios que o Sul da Ilha oferece, fale com a gente! Somos apaixonados pelo local que escolhemos para viver e será um prazer ver você também transformar a sua vida! Estamos à disposição pelo site www.santailha.com.br ou  pelo fone (48) 3206-4700.

Redação: Marketing Santa Ilha

Felipe Coin Bacichette
Felipe Coin Bacichette
Felipe fornece as informações técnicas e mercadológicas para a produção de todo o conteúdo do Blog Santa Ilha. É administrador de empresas, especialista no mercado imobiliário e apaixonado pela arte de entender e atender as pessoas. Gaúcho de Caxias do Sul, foi lá que iniciou a vida de empreendedor e adquiriu experiência em grandes marcas do mercado imobiliário. Mora em Florianópolis-SC desde 2013, onde fundou a Santa Ilha Imóveis e encontrou o equilíbrio entre a realização profissional e a qualidade de vida. É casado e tem uma filha que já nasceu com os pés na areia ; )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *