Baleias-francas e o espetáculo da natureza: onde e quando vê-las no litoral catarinense
29 de julho de 2018
Bruxas, fantasmas, lobisomens e muito mais: 6 lendas assustadoras de Florianópolis
29 de outubro de 2019

Morar perto da praia só traz benefícios, e a ciência comprova!

Veja 10 motivos para viver contemplando o mar azul

Para o corpo ou para a mente, para ajudar a ampliar o contato com a natureza ou promover o bem-estar, morar perto da praia é garantia de qualidade de vida. Sonho de muita gente, ter a praia no quintal de casa traz enormes benefícios no dia a dia. É fácil falar das vantagens que morar perto do mar proporciona: ar puro, menos estresse, contato com o mar e o sol, mais probabilidade de fazer atividades físicas, fonte de inspiração diária, senso de sustentabilidade e muito mais. E esses benefícios não são só da boca para fora não! Há vários estudos científicos que comprovam e correlacionam o bem-estar físico e emocional com o contato diário com o mar. Pesquisadores da Nova Zelândia, por exemplo, comprovaram que quem mora perto da praia aproveita os benefícios do mar, melhora o nível de humor, desestressa e se torna muito mais feliz! Quer descobrir 10 motivos para morar perto da praia? Então continue lendo este artigo detalhado sobre as vantagens de viver contemplando o mar azul.

1 – O agradável (e importante) contato com a natureza

Os pés na areia, a água do mar, a vista incrível e as boas energias vindas da praia são fontes vitais de bem-estar tanto para o corpo quanto para a mente. E até a ciência comprovou isso! Um estudo feito durante cinco anos por pesquisadores da Universidade de Exeter Medical School, no Reino Unido, comprovou que as pessoas que moram perto da natureza têm uma saúde melhor do que as que residem em locais totalmente urbanos. E mais: eles descobriram que o contato regular com a natureza tem efeito também a longo prazo na saúde das pessoas!

2 – Talassoterapia: a cura pela água do mar!

Usar a praia como forma de lazer é um hábito relativamente recente na história da humanidade. Desde a Grécia Antiga, a água salgada do mar era mais usada para tratar doenças! Acreditava-se que o iodo concentrado do mar era ideal para ser usado para fins terapêuticos. Tempos depois isso foi efetivamente comprovado. A talassoterapia (que em grego quer dizer literalmente cura pelo mar) se vale das propriedades dos sais e componentes da água do mar para promover a cura. O francês René Quinton (1866-1925) foi o primeiro estudioso a divulgar alicerces científicos que provaram os bons efeitos da cura pelo mar. Entre os benefícios estão a regeneração do sangue, das glândulas, dos nervos e dos ossos. O contato com a água do mar é ainda anti-inflamatório, bactericida, laxativa, promove a melhora da capacidade funcional e a redução das mudanças de humor nos pacientes com fibromialgia. É saúde pura!

3 – O azul do mar ajuda a aliviar o estresse

Aquele imenso e poderoso mar azul não é só belo como também faz muito bem para a saúde mental. O alívio do estresse ao apenas contemplar o azul do mar foi comprovado de acordo com um estudo da Universidade de Michigan. Foi a primeira vez que foi possível atestar uma ligação entre a contemplação das águas do mar e a saúde. Os estudiosos fizeram vários estudos topográficos de uma praia do litoral da Nova Zelândia e comprovaram que quem observava o mar diariamente apresentava menores sinais de ansiedade e alterações de humor.

4 – Xô, preguiça: atividade física todo dia!

Ao morar perto do mar não tem desculpa para não praticar atividades físicas. O ambiente agradável e próximo à natureza incentiva a prática regular de exercícios, que são essenciais para manter uma vida saudável. As opções são inúmeras: caminhadas, corridas, treinos funcionais, surfe, ioga, slackline, kitesurfe, entre muitos outros!

5 – O relaxante som das ondas do mar

O barulhinho das ondas do mar não fica para trás do azul das águas e também é considerado extremamente relaxante. Segundo o estudo BlueHealth feito por pesquisadores ingleses, os sons do mar ativam o córtex pré-frontal do cérebro, área associada a emoções e autorreflexões, e faz com que o bem-estar e o autoconhecimento sejam ampliados. As ondas dos oceanos também geram íons negativos que quando são absorvidos promovem alterações moleculares no corpo, melhorando nosso humor, aliviando o estresse, trazendo paz e equilíbrio. Demais né?

6 – Sol, vitamina D e saúde

Importantíssima para a saúde dos ossos, sistema imunológico, cardiovascular e metabolismo, a vitamina D é sintetizada no nosso organismo através da exposição da luz do sol. Na correria do dia a dia, muitas vezes deixamos esse detalhe de lado, tão essencial para o bem-estar do nosso corpo. Viver perto do mar aumenta as chances de exposição ao sol diariamente. E não precisa ser aquele sol de rachar não, vale até mesmo com o tempo nublado!

7 – Fonte diária de inspiração

Aquela paisagem deslumbrante formada pelo encontro do mar com o céu, da praia com as montanhas, do sol iluminando a enorme imensidão azul, é fonte diária de inspiração. Perto da praia, seus problemas são resolvidos de forma mais leve, sua criatividade é despertada mais facilmente e a contemplação da paisagem é uma ótima forma de pensar na vida, ter ideias e descobrir soluções incríveis para os desafios do dia a dia.

8 – Senso de sustentabilidade e estilo de vida mais saudável

Ao viver perto do mar você repara nos detalhes da natureza, sente a energia vibrando, o poder da fauna e da flora, o ciclo natural das águas, do dia e da noite, e percebe a importância do meio ambiente para todo o planeta. Esse senso de natureza e sustentabilidade é essencial nos dias de hoje na busca pela harmonia entre homens e meio ambiente. Próximo ao mar, há também um incentivo maior aos hábitos de vida mais saudáveis, um lifestyle mais conectado com a natureza, desde a alimentação até a prática de atividades físicas, o contato e respeito à natureza e a essencial busca pelo equilíbrio emocional. Experimente, é incrível!

9 – Ar puro todo dia

Sabe quantas vezes você respira por dia? Cerca de 23 mil vezes! Se você mora em um centro urbano poluído, imagine o quão mal você está fazendo ao seu organismo somente ao respirar ao longo de um ano ou uma década! Longe de indústrias e do trânsito pesado de regiões exclusivamente urbanizadas, a qualidade atmosférica próximo às praias é inegavelmente melhor para a saúde, mesmo em praias localizadas em centros urbanos. O ar puro é um remédio natural para a saúde, ajuda a oxigenar os pulmões e beneficia a circulação do sangue. O ar salgado que vem do mar, rico em iodo, é muito benéfico também para o sistema respiratório. Com habitações predominantemente residenciais e comércios pequenos, a geração de poluentes próximos às praias é muito menor do que nos centros urbanos. Como consequência, ao morar próximo à praia, só de respirar ar puro você já vai estar promovendo melhorias para a sua saúde.

10 – A praia é o quintal de casa

Sabe aquela frase “eu moro onde você passa as férias”? Ela é útil nos 365 dias do ano, mas é ainda mais preciosa na temporada de verão. Especialmente nos meses de calor o trânsito em direção às praias de Florianópolis se torna um teste de paciência para quem sai do Centro da cidade. Para dar um mergulho ou pegar um solzinho, às vezes são necessárias horas até chegar à praia. Ter a oportunidade de morar com os pés na areia, a 5 ou 10 minutos de caminhada da praia é o sonho de quem odeia ficar parado no trânsito e adora aproveitar o mar. Só de abrir a janela e enxergar aquela imensidão azul do mar é de deixar animado qualquer um logo no início do dia. Com a praia literalmente no quintal de casa, você pode aproveitar o mar, o sol e os benefícios de morar ali pertinho a hora que quiser para dar aquela relaxada.

 

Estamos curiosos para saber qual destes motivos deixa você com mais vontade de estar pertinho do mar todos os dias.

Vamos conversar sobre o seu novo estilo de vida?

Felipe Coin Bacichette
Felipe Coin Bacichette
Felipe fornece as informações técnicas e mercadológicas para a produção de todo o conteúdo do Blog Santa Ilha. É administrador de empresas, especialista no mercado imobiliário e apaixonado pela arte de entender e atender as pessoas. Gaúcho de Caxias do Sul, foi lá que iniciou a vida de empreendedor e adquiriu experiência em grandes marcas do mercado imobiliário. Mora em Florianópolis-SC desde 2013, onde fundou a Santa Ilha Imóveis e encontrou o equilíbrio entre a realização profissional e a qualidade de vida. É casado e tem uma filha que já nasceu com os pés na areia ; )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *