Cartilha do Financiamento de Imóveis
7 de abril de 2017
Compra de terreno e construção: será que vale a pena?
8 de abril de 2017

Negociar imóvel direto com o proprietário vale a pena?

Será que é melhor comprar/vender/alugar com proprietário ou com imobiliária?

Seja para comprar ou alugar um imóvel, seja para colocar seu próprio imóvel para vender ou alugar, muita gente ainda fica em dúvida se contar com uma imobiliária vale mesmo a pena.

Há quem imagine que a negociação direta de imóveis, entre proprietário e comprador (ou locatário), seja mais vantajosa financeiramente. Mas em geral, comprova-se o contrário.

Afinal, na negociação direta não se costuma envolver nenhum especialista no assunto. E como se trata de um negócio com grandes somas, há também grandes riscos envolvidos.

Fazendo um paralelo, tentar negociar um imóvel sem a ajuda de uma imobiliária é como querer tratar uma doença sem a ajuda de um médico. Em ambos os casos, a orientação de um especialista pode fazer toda a diferença.

Entenda melhor quais os motivos de contar com uma imobiliária para comprar, vender ou alugar:

 Ao comprar ou alugar um imóvel

1. Encontrar exatamente o que procura

Casas e apartamentos são apenas duas das diversas opções oferecidas pelo mercado imobiliário. Há também os lofts, por exemplo, as kitnets e os gardens (ou giardinos), apenas para citar alguns.

Em uma imobiliária, você encontra especialistas que conhecem todas as opções disponíveis no seu mercado específico, bem como as condições de cada uma. Sabendo de suas necessidades, um especialista, certamente, poderá orientá-lo sobre uma opção melhor, às vezes até, uma alternativa que você nem tinha imaginado e acaba se revelando perfeita.

Além disso, imobiliárias já possuem relacionamentos no mercado e tem melhor poder de barganha ao efetuar negociações. Os especialistas imobiliários consideram cada cenário e a especificidade de cada cliente. Não se trata apenas de conseguir um negócio pelo melhor preço, mas de conseguir o melhor imóvel para você; exatamente o que você deseja e com as condições que se encaixam no seu orçamento.

Por isso, é importante procurar uma imobiliária parceira que vá além das negociações numéricas e realmente tente entender seu perfil e seus gostos, para encontrar precisamente o que você quer. Afinal, morar em um lugar que a gente realmente gosta faz toda a diferença, não é?!

2. Garantia de vistorias completas

Quando você conta com o apoio de uma imobiliária para comprar ou alugar um imóvel, pode ficar mais tranquilo, porque a empresa tem por obrigação comunicar-lhe qualquer tipo de irregularidade pré-existente.

Se a região for insegura, tiver questões ambientais ou legais pendentes, ou ainda se o imóvel tiver qualquer tipo de problema estrutural, a imobiliária deve diligentemente alertar o cliente sobre isso, sem que precise ser questionada.

Ou seja, você tem mais segurança ao negociar o imóvel com o apoio de uma imobiliária. Afinal, em uma negociação direta, nem sempre é possível confiar na franqueza e lisura das partes. Além do mais, o conhecimento técnico do especialista imobiliário faz muita diferença. Tratando direto com o proprietário, a negociação, em geral, é baseada em emoções e achismos. Com o apoio de um corretor, você lida com certezas e convicções.

3. Ter respaldo jurídico e praticidade

As implicações jurídicas da compra ou aluguel de um imóvel são diversas. Em uma imobiliária, é possível encontrar especialistas que lhe orientem e auxiliem em todos os casos.

Em outras palavras, contar com uma imobiliária, pode lhe livrar de diversas preocupações desnecessárias. Afinal, trata-se de um grande investimento. Portanto, contar com um especialista é o mais recomendável para não ter problemas com cartórios, certidões, matrículas, fluxos de pagamento, etc. E ainda ajuda a resolver tudo isso de forma mais prática.

Ou seja, com o apoio de uma boa imobiliária, você não tem que se preocupar com questões de direito da propriedade, habitabilidade, conservação do imóvel, envolvimento com hipotecas, garantias ou litígios, entre outras inúmeras dores de cabeça das quais você se livra.

Além disso, ao contar com os serviços de uma imobiliária, você passa a ser protegido pelo Código de Defesa do Consumidor, uma segurança que não existe no caso de negociações diretas.

4. Para não ter problemas depois

O pós-vendas de uma imobiliária é outra vantagem para o consumidor.

Afinal, em uma negociação direta, não é possível garantir que o proprietário siga dando apoio ao comprador ou inquilino após o fechamento do contrato.

Mas negociando com uma imobiliária, você continua tendo amparo jurídico, orientações legais necessárias, além de outros serviços de pós-venda que podem lhe auxiliar no que for necessário em relação ao imóvel.

Ao vender ou alugar o seu próprio imóvel

1. Contar com uma divulgação melhor

Para divulgar o seu próprio imóvel para venda ou aluguel, os serviços de uma imobiliária também podem ser muito vantajosos. Afinal, diante da grande oferta de imóveis no mercado, é necessário adotar boas estratégias de divulgação; algo que as imobiliárias já estão habituadas a fazer.

Além disso, imobiliárias tem mais acesso a mídias de massa, podendo potencializar a comunicação do imóvel, atraindo mais interessados.

2. Assegurar-se de vistorias cuidadosas

Contando com uma imobiliária, o cliente tem mais comodidade, pois não precisa se preocupar com providências como a realização de vistorias.

Aliás, o acompanhamento de um profissional nessas vistorias é extremamente importante para evitar futuras dores de cabeça. E ainda ajuda a vender melhor o local, já que o especialista tem conhecimento tanto do mercado quanto das necessidades de ambas as partes e está mais habituado a esse tipo de negociação.

3. Evitar se estressar com a burocracia

Documentações, contratos, garantias de pagamento, certidões, registros em cartórios diversos, etc. A burocracia de negociar um imóvel é grande e exige o apoio de um especialista.

Mesmo após a venda realizada (ou o aluguel contratado), ainda podem surgir implicações legais e jurídicas diversas. Portanto, contar com uma imobiliária é a melhor solução para ser bem orientado e não precisar se preocupar.

O papel da imobiliária

Há quem julgue cara a comissão recebida pela imobiliária. Porém, se formos analisar, todos as atribuições desempenhadas pelos especialistas, podemos ter melhor noção do valor de todos esses serviços, que, aliás, vão muito além dos preços em si. Afinal, encontrar o imóvel perfeito e conseguir negociar sem dores de cabeça para viver do jeitinho que você quer é uma experiência pra lá de valiosa.

Se pensarmos bem, a imobiliária agencia o imóvel, faz as vistorias e avaliações, tira fotos, recolhe e avalia as documentações, cadastra o imóvel no sistema, divulga-o em portais imobiliários e nas redes sociais (inclusive com anúncios pagos), faz cópias de chaves, recebe e entrevista possíveis clientes compradores, faz análise de perfil, apresenta o imóvel, faz visitas acompanhadas, realiza simulações de financiamentos, redige e analisa contratos e certidões, etc. Tudo isso, antes mesmo de receber por seus serviços.

Aliás, a imobiliária só recebe quando tem êxito na negociação. E mesmo após a negociação fechada, os especialistas imobiliários ainda ficam responsáveis pelo pós-venda, com transferências de documentações, acompanhamento de processos em cartórios, sistema de atendimento de dúvidas e reclamações, etc.

Por isso, na hora de escolher uma imobiliária, é muito importante verificar a credibilidade da instituição e a formação da equipe de especialistas. Em alguns casos, como na Santa Ilha Imóveis, você pode contar com um time que vai muito além dos corretores, com profissionais de marketing, direito e pós-venda, todos com elevado conhecimento técnico e humano. Vale a pena considerar opções assim, de confiança, na hora de fazer um negócio tão sério e valioso que envolva o seu imóvel.

Gostou do artigo? Tem algum comentário sobre o assunto? Sua opinião é fundamental para nós. Quer comprar, vender ou alugar um imóvel? Então, acesse o site da Santa Ilha www.santailha.com.br ou entre em contato pelo fone (48) 3206-4700.

Redação: Marketing Santa Ilha

Felipe Coin Bacichette
Felipe Coin Bacichette
Felipe fornece as informações técnicas e mercadológicas para a produção de todo o conteúdo do Blog Santa Ilha. É administrador de empresas, especialista no mercado imobiliário e apaixonado pela arte de entender e atender as pessoas. Gaúcho de Caxias do Sul, foi lá que iniciou a vida de empreendedor e adquiriu experiência em grandes marcas do mercado imobiliário. Mora em Florianópolis-SC desde 2013, onde fundou a Santa Ilha Imóveis e encontrou o equilíbrio entre a realização profissional e a qualidade de vida. É casado e tem uma filha que já nasceu com os pés na areia ; )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *