Praia do Ribeirão da Ilha
22 de dezembro de 2019
Praias do Pântano do Sul e Açores
22 de dezembro de 2019

Descobrir as belezas da praia da Lagoinha do Leste não é para qualquer um. Não dá para chegar lá de carro, de bicicleta ou de ônibus. Só há duas opções: a pé (por trilhas) ou pelo mar (por barcos). 

Mas conhecer esse pedacinho de Floripa é de tirar o fôlego (literalmente, se você optar pela trilha). Há quem diga que do alto das trilhas que levam à Lagoinha é possível avistar as paisagens mais belas da ilha – e olha que a competição é forte! São lindas formações de costões, lagoa, cachoeira e mata nativa que compõem um cenário único. 

Quem topar o desafio pode escolher entre duas trilhas. Uma delas é pelo Pântano do Sul e a outra pelo Matadeiro. Por meio de matos e morros, cenários SURREAIS se descortinam em frente aos olhos dos aventureiros. 

Mas se trilha não é sua vibe, basta contratar um passeio de barco feito pelos pescadores locais, a partir das praias Pântano do Sul ou Armação.

O balneário tem tesouros tão essenciais para a cidade que, em 1992, foi criado o Parque Municipal da Lagoinha do Leste, com 453 hectares. A praia é, hoje, um dos últimos redutos de Mata Atlântica ainda preservados na ilha.

A praia

  • Extensão de areia: 1,2 km
  • Tipo de mar: Ondas fortes e uma lagoa calma
  • Tipo de areia: Branca e fina

Como chegar:

Esse paraíso não tem acesso por ruas. Para pegar a trilha pelo Pântano do Sul,  vá até a Rua Manoel Pedro Oliveira, à esquerda da SC-406, 400 metros antes da praia. A trilha pelo Matadeiro tem ponto de partida no canto direito da praia.

Trilhas:

Existem dois caminhos por terra. A trilha via Matadeiro é mais suave, porém mais longa, com quase 4 km. Já a trilha pelo Pântano do Sul tem cerca de 2,5 km. Apesar de mais curta, também é mais íngreme e exige um bom preparo físico. 

Felipe Coin Bacichette
Felipe Coin Bacichette
Felipe fornece as informações técnicas e mercadológicas para a produção de todo o conteúdo do Blog Santa Ilha. É administrador de empresas, especialista no mercado imobiliário e apaixonado pela arte de entender e atender as pessoas. Gaúcho de Caxias do Sul, foi lá que iniciou a vida de empreendedor e adquiriu experiência em grandes marcas do mercado imobiliário. Mora em Florianópolis-SC desde 2013, onde fundou a Santa Ilha Imóveis e encontrou o equilíbrio entre a realização profissional e a qualidade de vida. É casado e tem uma filha que já nasceu com os pés na areia ; )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *