Praia da Lagoinha do Leste
22 de dezembro de 2019
Praia do Morro das Pedras
22 de dezembro de 2019

Praia do Pântano do Sul

Os barquinhos de pesca, as redes espalhadas pela praia e as colônias de pescadores dão um clima especialmente característico à praia do Pântano do Sul. 

Ali dá para sentir de perto as tradições mais antigas e que perduram até os dias de hoje da cultura manezinha.  

A tranquilidade do local aliada às belezas naturais dão o clima perfeito ao balneário. 

Se no mar, os peixes saem em abundância, nas mesas dos restaurantes eles são o prato principal. 

O Pântano do Sul é daquelas praias que você pode passar um dia inteiro e aproveitar um pouco de tudo.

A história da ilha também está intimamente ligada com o Pântano do Sul. Ali se encontram os mais distantes registros arqueológicos, com sambaquis formados por antigos depósitos de conchas e restos de esqueletos que habitaram o litoral há 4.500 anos.

A praia

  • Extensão de areia: 850 m
  • Tipo de mar: Calmo e de águas geladas
  • Tipo de areia: Fina e clara

Onde fica: É no extremo Sul da Ilha, no final da SC-406. O acesso principal é pela Rua Abelardo Otacílio Gomes.

O que fazer: Ideal para ter contato com a cultura de pescadores da ilha, para praticar esportes, tomar banho de mar, passear de barco, saborear pratos típicos e levar a criançada pra brincar.

Trilhas: A praia do Pântano do Sul se conecta à praia dos Açores e da Solidão, à direita, o que dá a sensação de ser uma praia só. A distância é de aproximadamente 3,5km e podem ser percorridos livremente pela faixa de areia. 

Praia dos Açores

Sabe aquela praia tranquila, longe de tudo e de todos, ideal para se desligar da rotina corrida do dia a dia?

Para quem curte sossego, a praia dos Açores é uma boa pedida! 

Balneário com mata exuberante preservada e frequentada por famílias, ela é praticamente deserta durante o ano e costuma ficar mais agitada durante o verão. Com grande faixa de areia branquinha e mar que convida para um banho delicioso, esse é um dos destinos menos conhecidos do Sul da Ilha – mas recheado de qualidades. 

Além do sol, mar, areia e Mata Atlântica, a paisagem da praia dos Açores é completada com seis ilhas que são possíveis de avistar ao longo dos 3,2 quilômetros de faixa de areia. Além das chamadas Três Irmãs, também é possível avistar o conjunto de ilhas Moleques do Sul. Um cenário encantador!

O local é um balneário planejado e com um visual deslumbrante. 

A praia:

  • Extensão de areia: 3,2 km
  • Tipo de mar: Água clara, agitada e fria
  • Tipo de areia: Clara e limpa

Onde ficaFica entre as praias do Pântano do Sul e da Solidão. Siga até o final da SC-406 e acesse a Estrada João Belarmino da Silva, uma grande via asfaltada. 

TrilhasUma trilha leve, com cerca de 10 minutos entre as pedras, liga a praia dos Açores à praia da Solidão. Outra, um pouco mais íngreme, leva até o Saquinho. São cerca de 30 minutos de caminhada entre as árvores.

 

Felipe Coin Bacichette
Felipe Coin Bacichette
Felipe fornece as informações técnicas e mercadológicas para a produção de todo o conteúdo do Blog Santa Ilha. É administrador de empresas, especialista no mercado imobiliário e apaixonado pela arte de entender e atender as pessoas. Gaúcho de Caxias do Sul, foi lá que iniciou a vida de empreendedor e adquiriu experiência em grandes marcas do mercado imobiliário. Mora em Florianópolis-SC desde 2013, onde fundou a Santa Ilha Imóveis e encontrou o equilíbrio entre a realização profissional e a qualidade de vida. É casado e tem uma filha que já nasceu com os pés na areia ; )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *