Bruxas, fantasmas, lobisomens e muito mais: 6 lendas assustadoras de Florianópolis
29 de outubro de 2019
Praia da Lagoinha do Leste
22 de dezembro de 2019

As charmosas casinhas típicas açorianas, as dezenas de opções gastronômicas e o clima bucólico fazem do Ribeirão um destino do Sul da Ilha procurado o ano inteiro. Por aqui, nada de surfe ou trilhas como grande parte dos balneários do Sul. 

A ideia é mesmo a contemplação, a experiência gastronômica e a oportunidade de estar em um bairro que ainda preserva em sua essência o clima antigo da ilha. Florianópolis é especialmente conhecida por suas ostras e o Ribeirão é um dos maiores produtores do país. As fazendas de ostras do bairro estão espalhadas pela orla do Ribeirão.

No centrinho da freguesia do Ribeirão da Ilha há a Igreja Nossa Senhora da Lapa, inaugurada em 1806, e que é o monumento mais histórico da região. Mais à frente está a praça da freguesia, com bares, restaurantes, lojinhas de artesanato e parte da praia do Ribeirão.

A praia tem, na verdade, três trechos que somados chegam a 750m de extensão. O mais conhecido é no centrinho do Ribeirão. No verão, famílias e crianças costumam tomar banho no local – mas esse não é o ponto forte da região.

A praia

  • Extensão de areia:  750 m
  • Tipo de mar: Calmo
  • Tipo de areia: Grossa e escura

Onde fica

Depois da Rodovia SC-405, passe a Tapera e chegue à Rodovia Baldicero Filomeno.

O que fazer

Contemplar a praia e a arquitetura açoriana, experimentar um verdadeiro banquete com os pratos típicos da ilha, conhecer pontos históricos como a igreja.

Curiosidades

Os primeiros navegadores portugueses e espanhóis que aportaram em Florianópolis, chegaram ao Ribeirão por volta de 1506. Vinte anos mais tarde, o navegador Sebastião Caboto atravessou o Atlântico e veio a Florianópolis. Foi só entre 1748 e 1756 que houve a colonização efetiva da Ilha, desembarcando cerca de seis mil açorianos.

Felipe Coin Bacichette
Felipe Coin Bacichette
Felipe fornece as informações técnicas e mercadológicas para a produção de todo o conteúdo do Blog Santa Ilha. É administrador de empresas, especialista no mercado imobiliário e apaixonado pela arte de entender e atender as pessoas. Gaúcho de Caxias do Sul, foi lá que iniciou a vida de empreendedor e adquiriu experiência em grandes marcas do mercado imobiliário. Mora em Florianópolis-SC desde 2013, onde fundou a Santa Ilha Imóveis e encontrou o equilíbrio entre a realização profissional e a qualidade de vida. É casado e tem uma filha que já nasceu com os pés na areia ; )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *