Havan, Fort e Multi Open Shopping: grandes marcas chegam e consolidam o mercado do Sul da Ilha
1 de julho de 2018
Inflação baixa, juros menores e Selic em queda: a oportunidade da DÉCADA no mercado imobiliário chegou!
22 de dezembro de 2019

Quer vender a sua casa? Veja dicas importantes para que seu imóvel seja bem avaliado

Decidiu colocar seu imóvel para vender e não sabe por onde começar? A gente te ajuda! Antes mesmo de entrar em contato com uma imobiliária ou com um corretor de imóveis, você deve deixar a sua casa ou apartamento arrumadinho! Isso mesmo. Cause uma boa impressão desde o início. Não basta apenas tirar algumas fotos e já sair por aí tentando vender. É preciso planejar e prestar atenção a uma série de detalhes que podem fazer a diferença tanto na hora de avaliar o seu imóvel quanto na hora de negociá-lo com um possível comprador. Tirar o máximo proveito das qualidades do seu imóvel é fundamental para conseguir vendê-lo.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que o seu primeiro cliente não é aquele que vai comprar o seu imóvel. A primeira pessoa que você deve impressionar é, na verdade, o corretor que vai agenciar a sua casa. Ele é o primeiro que deve se encantar pelo seu imóvel, reconhecer os pontos fortes e ajudar você a destacar tudo que seu imóvel tem de bom! Se você conquistar o corretor, ele vai divulgar seu imóvel da melhor maneira. Depois, quando o cliente for visitar sua propriedade, também é importante que você preste atenção a alguns detalhes para fazer fluir a venda.

Como preparar meu imóvel para receber o corretor e os clientes?

Deixe o imóvel com cara de novo

Caso o seu imóvel já tenha sido usado, o grande segredo na hora de vendê-lo é transmitir a sensação de estar impecável! E isso não tem nada a ver com quantos anos o imóvel tem, mas com quanto bem cuidado ele foi! E em grande parte das vezes isso não demanda dinheiro não. É questão de manutenção e organização!

Mas pode ser que, para colocar o seu imóvel à venda, algumas manutenções sejam necessárias. Qualquer investimento neste sentido terá retorno garantido. Pequenos reparos podem causar grande impacto na qualidade do imóvel. A dica é você fazer um exercício e imaginar que está vendo cada cômodo da sua casa pela primeira vez. Como está a pintura das paredes? E o pátio, está com o paisagismo em dia? Há lâmpadas queimadas pela casa? Todos os detalhes são importantes para causar a melhor impressão e despertar o desejo dos clientes em morar ali.

Organização dos ambientes

Sabe aquele imóvel de capa de revista? É assim que sua casa/apartamento tem que estar se você quer vendê-lo. Na hora de bater fotos ou receber visitas de interessados, organize ao máximo os ambientes para transparecer a sensação de que ninguém mora ali, e que ele está pronto para ser habitado. Assim você evita que qualquer detalhe pequeno possa desagradar um possível cliente e cause uma impressão negativa desnecessária. É como se o imóvel estivesse fazendo um convite para o futuro cliente chegar para morar a qualquer momento.

O seu imóvel deve parecer impessoal

Lembre-se também de tirar as características pessoais do imóvel para que o futuro comprador possa se ver dentro daquela casa/apartamento sem a interferência de detalhes pequenos que podem levá-lo a um pré-julgamento do local. Isso inclui, por exemplo, não mostrar gatos e cachorros nas fotos ou retirar seu carro da garagem na hora de receber uma visita no imóvel. Tire todos os elementos que possam mostrar a sua personalidade e deixe espaço para que o futuro morador possa se imaginar morando ali.

Sensação de zelo

Tanto no dia que você tirar as fotos quanto nos dias que receber as visitas de pessoas interessadas no seu imóvel, cuide para deixar tudo no seu devido lugar. Limpe a casa, corte a grama, deixe o banheiro sem toalhas, tire os itens que ficam em cima do balcão, deixe a cama arrumadinha e pense em registrar os pontos positivos do seu imóvel. Cada detalhe faz a diferença!

Saiba aproveitar os espaços

Tire o carro da garagem e se livre de móveis e utensílios que ocupam espaços desnecessários. Isso pode tirar a sensação de amplitude do seu imóvel. As pessoas buscam residências amplas e destacar essa característica pode ser um ponto forte na hora da venda.

Ambientes espaçosos que estejam cheios de coisas podem parecer menores, além de passar uma imagem de poluição visual. Menos é mais!

Capriche nas fotos

É importantíssimo você retratar em imagens o que seu imóvel verdadeiramente é. Aqui vale se atentar para ângulos que valorizem os cômodos, prestar atenção na luminosidade (nem escuro demais nem sol em excesso).

Varie nas fotos e registre todos os cômodos da casa sob diferentes ângulos!

Na hora de receber visitas no seu imóvel

Hoje em dia, antes de visitar uma casa o cliente possivelmente já analisou bastante o imóvel na internet. Por isso, aí vão três dicas.

  • A primeira é que no dia da visita o imóvel esteja o mais próximo às imagens que você colocou nos sites. Ninguém quer ver imagens lindas na internet e, ao chegar ao imóvel, se decepcionar.
  • A segunda é para deixar o cliente e o corretor à vontade na hora da visita. Ou seja, deixe o corretor fazer o atendimento e deixe o cliente perguntar o que quiser diretamente para o corretor. Se você for consultado, esclareça as dúvidas, mas confie no seu corretor. Afinal, ele foi o primeiro a “comprar” a sua casa.
  • DICA VALIOSA: preste atenção também no dia e horário que você deverá receber o corretor e os possíveis clientes. Se seu imóvel fica ao lado de locais com grande fluxo de pessoas, como igrejas, escolas ou agremiações, por exemplo, saiba exatamente o horário de funcionamento desses estabelecimentos e evite marcar visitas nesses momentos. Procure marcar dia e horários que vocês possam conversar com tranquilidade.

 

Com essas dicas colocadas em prática, é certeza que seu imóvel terá a melhor avaliação e, assim, você sairá satisfeito, o corretor ficará contente e o futuro dono da sua casa estará seguro em comprar um bom imóvel.

Você tem um imóvel para vender nos bairros do Sul da Ilha? Estamos aqui para encontrar os clientes ideais.

 

 

Felipe Coin Bacichette
Felipe Coin Bacichette
Felipe fornece as informações técnicas e mercadológicas para a produção de todo o conteúdo do Blog Santa Ilha. É administrador de empresas, especialista no mercado imobiliário e apaixonado pela arte de entender e atender as pessoas. Gaúcho de Caxias do Sul, foi lá que iniciou a vida de empreendedor e adquiriu experiência em grandes marcas do mercado imobiliário. Mora em Florianópolis-SC desde 2013, onde fundou a Santa Ilha Imóveis e encontrou o equilíbrio entre a realização profissional e a qualidade de vida. É casado e tem uma filha que já nasceu com os pés na areia ; )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *