Decidi alugar! De que documentos preciso?
26 de julho de 2017
Havan, Fort e Multi Open Shopping: grandes marcas chegam e consolidam o mercado do Sul da Ilha
1 de julho de 2018

Verão em Floripa: saiba por que essa é a hora de alugar seu imóvel a longo prazo

Calor, sol, praia e a cidade lotada de turistas! Para quem quer alugar seu imóvel em Florianópolis e no Sul da Ilha, a temporada de verão pode ser uma ótima oportunidade. Com tanta procura por imóveis, muitos proprietários acabam abrindo mão nesta época de pensar no aluguel a longo prazo e focam em elevar o valor do aluguel para o período em que o verão mais bomba em Floripa – dezembro, janeiro e fevereiro. Mas sabia que essa não é uma boa estratégia? Vamos te explicar por que!

Existe uma crença de que, às vésperas da chegada do verão em Floripa, o aluguel anual não é o melhor negócio. Por isso, muitos proprietários apostam no aluguel de temporada (aumentando o valor da mensalidade, mas por um período curto de locação). O negócio é que: há públicos diferentes procurando aluguel nesta época. Aqueles que procuram alugar um imóvel por 5, 15 ou 30 dias (turistas), não é o mesmo que quer fazer uma locação a longo prazo (e virar morador de Floripa). Sem se dar conta deste detalhe, a maioria dos proprietários aposta em alugar seu imóvel por um curto período no verão.

Isso acaba gerando um efeito reverso. Efeito reverso? Exatamente. Com a maioria dos imóveis indo pro modelo de temporada, a concorrência de produto nesse segmento fica altíssima. Nos últimos verões foi possível constatar proprietários tendo que baixar valor para alugar ou até alguns imóveis ficando algum período vago. Quando encerra a temporada, o proprietário retorna o imóvel para o modelo anual e o que acontece? Assim como na temporada, agora, a maioria dos imóveis está voltando para locação anual e, com isso, novamente esse imóvel vai estar em um mercado bastante concorrido. Ou seja, essa estratégia se mostra bastante arriscada, pois enfrenta dois mercados em momentos de muita concorrência. E ONDE ESTÁ A OPORTUNIDADE?

Entenda os benefícios de apostar no aluguel a longo prazo no verão:

– Demanda maior que a oferta

A demanda por procura de aluguel anual realmente baixa um pouco nesta época do ano, algo em torno de 15%. Em compensação, a oferta de produtos cai praticamente pela metade (50%)!!. Ou seja, a demanda ( Trilha da Lagoinha do Lesteprocura ) se torna muito maior do que a oferta de imóveis neste período. Assim, o proprietário que apostar em anunciar seu imóvel para o período anual, tem bem menos “concorrentes” no mercado. Além poder alugar mais rápido, as chances de fazer uma melhor negociação aumentam também!

– Segurança a longo prazo

Se você quer garantir renda para o ano todo, o aluguel anual deve ser priorizado. Por mais que os aluguéis de temporadas rendam uma receita maior a curto prazo, a garantia de que você terá um imóvel alugado por, no mínimo 12 meses, é muito mais segura.

– Na ponta do lápis, o aluguel só para a temporada não é o melhor caminho

Nos meses em que você alugar na temporada pensando nos turistas o seu lucro será maior. Mas há uma série de outros encargos que você “esquece” quando opta por alugar seu imóvel desta forma. Quando o cliente aluga por alguns dias ou semanas, ele não paga despesas como condomínio, luz, água e IPTU. A sua receita será maior, mas todas essas despesas continuarão sendo pagas por você.

No aluguel a longo prazo, o inquilino é responsável por todas estas despesas, incluindo outras como seguro contra incêndios e vendavais, imposto sobre terreno de marinha (quando existente), entre outros. Além da conservação do imóvel, que é obrigação do inquilino e garante o patrimônio do proprietário. Ou seja, se você colocar na ponta do lápis, os benefícios financeiros de apostar em alugar a longo prazo agora são muito maiores.

– Quanto vale o seu tempo?

No aluguel de temporada, enquanto os outros descansam e aproveitam, você trabalha, tem que estar disponível e em eventuais problemas tem que correr atrás de eletricistas, encanadores e outros profissionais. Tarefa nada fácil nesse período do ano, correto? Além de no final de cada estadia fazer vistoria do imóvel, fazer acertos direto de cobrança por algum dano e, muitas vezes, tendo que arcar com o prejuízo para não prejudicar o próximo inquilino que já está agendado.

Na locação anual, enquanto nós trabalhamos, você pode ficar tranquilo. A gente administra toda as situações pra você e, no máximo, faremos consultas de como você prefere conduzir as situações. Valorizamos o seu tempo, e acreditamos que o seu tempo deva ser dedicado pra você aproveitar a vida. A relação tempo investido x despesa x receita vai sempre apontar para locação anual. Isso quer dizer renda mensal, sem despesas e sem envolvimento no processo de entrada e saída do locatário!

Felipe Coin Bacichette
Felipe Coin Bacichette
Felipe fornece as informações técnicas e mercadológicas para a produção de todo o conteúdo do Blog Santa Ilha. É administrador de empresas, especialista no mercado imobiliário e apaixonado pela arte de entender e atender as pessoas. Gaúcho de Caxias do Sul, foi lá que iniciou a vida de empreendedor e adquiriu experiência em grandes marcas do mercado imobiliário. Mora em Florianópolis-SC desde 2013, onde fundou a Santa Ilha Imóveis e encontrou o equilíbrio entre a realização profissional e a qualidade de vida. É casado e tem uma filha que já nasceu com os pés na areia ; )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *