Negociar imóvel direto com o proprietário vale a pena?
7 de abril de 2017
Imóvel de posse: é seguro?
16 de abril de 2017

Compra de terreno e construção: será que vale a pena?

Descubra as vantagens e facilidades de comprar o terreno e realizar o sonho de construir a sua casa

Construir a sua casa exatamente como você quer no terreno que você escolher pode representar a realização de um grande sonho. Por outro lado, comprar um imóvel pronto também tem seus benefícios.

Afinal, qual a opção mais vantajosa: construir ou comprar o imóvel pronto?

O que é mais econômico?

A exclusividade compensa o esforço com a obra?

É possível financiar a compra do terreno e a construção?

E será que há outras facilidades nessa negociação?

Confira as respostas para essas e outras perguntas frequentes a seguir:

Construir ou comprar pronto?

Ambas as opções têm suas vantagens.

Ao optar pela compra de um terreno e construção, os principais benefícios são, certamente, o poder de escolha e a exclusividade. Imagina só escolher o terreno que mais lhe agrada, com as características que você deseja na região de sua preferência. E ainda poder decidir exatamente como quer a planta da casa, os ambientes, os detalhamentos da fachada, os acabamentos, etc. Você pode construir, realmente, a casa dos seus sonhos.

Além disso, contando com uma boa imobiliária para negociação do terreno e com uma construtora parceira, você pode investir em uma construção até menos do que precisaria na compra de um imóvel pronto. Basta ter um bom planejamento.

Por outro lado, construir demanda tempo. Não apenas o tempo da obra em si, como também os prazos de desenvolvimento de projeto, contratação de profissionais, aprovação da Prefeitura, alvarás, Habite-se, averbação da conclusão da obra na Matrícula do imóvel, etc. Assim, comprar um imóvel pronto pode ser uma opção mais prática e imediata. E um imóvel pronto ainda costuma incluir benfeitorias e, em alguns casos, até mobílias, que acabam saindo por um preço abaixo do mercado.

Outro ponto é que a compra de um imóvel pronto não exige que você possua dinheiro na mão. Afinal, você pode financiar uma boa parte do imóvel (até 70% para imóveis usados), sendo necessário comprovar, financeiramente, apenas a renda compatível (veja aqui outras regras para financiamento na Cartilha do Financiamento de Imóveis). Enquanto, no caso da compra de terreno e construção, costuma ser necessário ter maior disponibilidade imediata de recursos.

Dependendo da sua preferência por determinada região, também pode ser difícil encontrar um terreno à venda. Nesses casos, o imóvel pronto pode ser uma boa opção. Mesmo em regiões supervalorizadas atualmente, onde não há mais terrenos disponíveis (ou estão com preços proibitivos), os imóveis prontos ainda podem representar bons negócios.

Tenho recursos, mas não encontro a casa que quero.

Projetos e execução de casa de alto padrão realizado pela Construtora da Ilha, parceira da Santa Ilha.

Esse é um caso clássico em que a compra de terreno e a construção costumam valer a pena. Se você já procurou, olhou várias casas, mas ainda não encontrou nenhum imóvel que realmente lhe agrade e tem recursos disponíveis para investir na compra de um terreno e na construção, então, só falta encontrar uma boa imobiliária e uma construtora parceira para realizar o projeto que você quer.

Com o apoio de um especialista imobiliário você poderá encontrar o terreno do jeitinho que você quer e fazer a melhor negociação na compra. E ainda pode usar seu histórico financeiro para financiar o terreno.

Além disso, contando com uma construtora parceira, você pode fazer a obra justamente como deseja, em todos os detalhes, metragens, materiais, acabamentos, definindo a planta e os ambientes da casa do modo como sempre sonhou. É tudo feito à sua maneira.

Não tenho todos os recursos, mas quero dar o primeiro passo.

Digamos que você só tenha o dinheiro para a compra do terreno, mas deseje também construir sua casa do seu jeito. Nesse caso, um tipo de negociação que pode representar um ótimo benefício é a permuta com a construtora.

Ou seja, você compra o terreno que você quer, no local que mais lhe agrade e negocia o terreno com uma construtora parceira de uma imobiliária. Assim, a construtora fica responsável pela edificação dos imóveis no terreno (conforme acordo pré-definido) e, quando prontos, destina uma ou mais unidades a você (proporcionalmente ao que foi acordado), sendo a imobiliária parceira responsável pela negociação dos demais imóveis.

Essa é uma forma alternativa para construir sua casa do jeito que você quer, acompanhando e ajudando a definir tudo sobre o projeto, mesmo possuindo apenas os recursos para a compra do terreno. Vale a pena consultar imobiliárias e construtoras parceiras que oferecem esse tipo de negociação em permuta.

Linhas de crédito para compra de terreno e construção.

Para quem optar por fazer o projeto do seu jeito, a Caixa Econômica Federal oferece linhas de crédito para: compra de terreno (lote urbanizado); compra de terreno e construção; e construção em terreno próprio.

No caso de compra do terreno e construção, você tem até 35 anos para pagar e pode financiar até 90% do valor do terreno. As condições são similares as de um financiamento imobiliário comum. E a aprovação do financiamento costuma ser mais rápida do que para um imóvel pronto, já que no terreno não existe a necessidade de vistoria de imóvel.

Por que é importante escolher uma boa imobiliária para intermediar esse processo?

Esse não é um serviço disponibilizado por todas as imobiliárias, mas as empresas mais completas e estruturadas têm especialistas que estão sempre de olho no mercado e – analisando o que você deseja construir – podem ajudar a descobrir qual terreno vai agregar mais valor ao produto pronto.

Um especialista imobiliário poderá lhe dizer se aquela casa vai estar bem posicionada e se vai ter bom apelo comercial no futuro.

Além disso, uma boa imobiliária pode contribuir na indicação da(s) melhor(es) construtora(s). Não apenas indicando as maiores empreiteiras do mercado, mas levando em consideração as melhores construtoras do momento, com informações atualizadas sobre quais entregam no prazo, quais utilizam a melhor mão-de-obra e os melhores acabamentos, quais têm o melhor pós-vendas, etc.

Afinal, algumas construtoras entregam apenas o projeto bruto, enquanto outras preocupam-se com todos os acabamentos (entregam até paisagismo e sistemas de automatização instalados). Entre outras especificidades.

A imobiliária é um agente que está sempre acompanhando o mercado e as entregas, por isso, pode identificar melhor o que está acontecendo. Além do mais, escolhendo uma boa imobiliária, você pode contar com a indicação mais precisa de uma construtora de acordo com o seu perfil.

 

Quer comprar um terreno e construir seu imóvel?  Nossa equipe de especialistas e parceiros terá prazer em conversar sobre o seu caso. Nossos contatos estão no site www.santailha.com.br ou podemos conversar pelo fone (48) 3206-4700.

Redação: Marketing Santa Ilha

Felipe Coin Bacichette
Felipe Coin Bacichette
Felipe fornece as informações técnicas e mercadológicas para a produção de todo o conteúdo do Blog Santa Ilha. É administrador de empresas, especialista no mercado imobiliário e apaixonado pela arte de entender e atender as pessoas. Gaúcho de Caxias do Sul, foi lá que iniciou a vida de empreendedor e adquiriu experiência em grandes marcas do mercado imobiliário. Mora em Florianópolis-SC desde 2013, onde fundou a Santa Ilha Imóveis e encontrou o equilíbrio entre a realização profissional e a qualidade de vida. É casado e tem uma filha que já nasceu com os pés na areia ; )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *