Financiamento de imóveis: saiba tudo! - Santa Ilha Imóveis

O momento de compra é o mais importante na vida de qualquer pessoa e ao adquirir um imóvel é necessário ter alguns cuidados, atenção e muita pesquisa. Como financiar um imóvel, por exemplo, não é uma tarefa tão simples e nem todos entendem como funciona este processo. Para te auxiliar nesta operação, listamos algumas etapas essenciais:

 

1 – Pesquise as melhores taxas em diversos bancos

Após planejar e definir o seu imóvelPara iniciar seu processo de financiamento, faça uma busca das melhores condições de crédito imobiliário junto às instituições financeiras e realize simulações com o valor que deseja financiar. Vale ressaltar que o seu relacionamento com o banco interfere diretamente na cota e taxa de juros do seu crédito imobiliário.

Esteja atento também, não somente ao valor das taxas de juros que apesar de serem determinantes, não significa que uma taxa de juros baixa vai tornar o seu financiamento mais econômico, isso porque as taxas de administração, tarifa de documentação/contratação e seguros envolvidos podem ser valores altos.

 

2 – Documentação

Otimize seu tempo e envie a documentação abaixo de forma correta para agilizar seu processo de financiamento:

  • Documento oficial de identificação com foto, como por exemplo, RG e CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • CPF, se não constar no documento de identificação;
  • Comprovante de endereço, podendo ser uma conta de luz, telefone, entre outros (Atualizado 30 dias);
  • Comprovante de estado civil (Certidão de nascimento ou de Casamento);
  • Três últimos meses de holerites;
  • Declaração de Imposto de renda (IRPF) com recibo de entrega;
  • Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS;

3 – Análise de renda

Este é um momento crucial. Alguns fatores são levados em consideração para que a aprovação do seu crédito ocorra: 

– Idade do comprador: Influencia no prazo e na taxa de seguro. Quanto mais idade o comprador tiver, menor será o prazo e a taxa de seguro, maior. 

– Renda: Principal fator que vai influenciar os bancos na hora da liberação do crédito. É necessário que o comprador tenha separado de 25% a 30% da sua renda mensal, para pagamento das parcelas mais altas do financiamento.

– Score bancário: Importante ter um score positivo que dita seu histórico de pagamento e que vai ser analisado pelo banco.

– Restrição ao crédito: Essencial que não tenha nenhuma restrição ao crédito para que o seu financiamento seja aprovado. 

 

4 – Avaliação do imóvel

A instituição bancária vai contratar uma empresa especializada e responsável pela vistoria e análise das condições do imóvel e um laudo com o seu valor deverá ser emitido. 

 

5 – Assinatura do contrato e registro

Após a análise minuciosa dos documentos de todos os envolvidos, o banco vai reunir compradores e vendedores para a tão esperada assinatura de contrato. Ao concluir as assinaturas, o contrato deve ser registrado no cartório de imóveis competente para então devolver a via do contrato e a matrícula atualizada do imóvel. 

 

6 – Liberação de crédito

Com a comprovação do registro do imóvel, finalmente o crédito é liberado ficando disponível na conta do vendedor em até cinco dias. 

 

Como financiar um imóvel?

Financiar um imóvel é uma excelente alternativa para muitas pessoas realizarem o sonho da casa própria. Esse processo envolve obter um empréstimo de instituições financeiras, como bancos ou cooperativas de crédito, para adquirir uma propriedade.

O primeiro passo é escolher a instituição financeira que oferece as melhores condições para o seu perfil. Em seguida, reúna toda a documentação necessária, incluindo comprovantes de renda, extratos bancários e documentos pessoais.

Após a análise de crédito, a instituição definirá o valor máximo que você pode financiar e as taxas de juros aplicáveis. É fundamental comparar diferentes opções antes de tomar uma decisão e compreender as implicações do financiamento, como as parcelas mensais e o valor total pago ao longo do contrato.

Ainda assim está em dúvida sobre o financiamento de imóveis?

Assista abaixo ao episódio exclusivo do Santacast que trata especificamente deste tema com maior clareza e informações que vão te ajudar a realizar o processo de forma descomplicada:

Clique aqui para assistir!

 

Aproveite, e acompanhe as nossas oportunidades financiáveis em nosso site!

 

Leia também: Vantagens de comprar um imóvel na planta

 

Veja também: Apartamento Campeche

Financiamento de imóveis: saiba tudo! - Santa Ilha Imóveis

Santa Ilha

Converse com nossa equipe
Santa Ilha
Olá, em que posso ajudá-lo?