Como usar o FGTS na compra de um imóvel?
26 de julho de 2017
Verão em Floripa: saiba por que essa é a hora de alugar seu imóvel a longo prazo
21 de dezembro de 2017

Decidi alugar! De que documentos preciso?

Young couple buying new home. Meeting with architect.

Veja como é prático e vantajoso alugar em uma imobiliária.

Quando você conta com uma imobiliária completa e competente, alugar um imóvel é um processo simples, além de ser uma forma mais vantajosa de fazer esse tipo de transação.

Um bom exemplo disso é a Santa Ilha – imobiliária de destaque no Sul da Ilha de Santa Catarina – onde você só precisa apresentar alguns documentos básicos para análise de perfil, os quais também serão utilizados para confecção do contrato do seu novo lar.

São, basicamente, três tipos de documentações:

  1. Documentos pessoais;
  2. Comprovantes de renda;
  3. Garantia escolhida.

Parece simples. E é mesmo. Quer ver? Confira mais detalhes sobre cada um desses documentos:

 

1 – Documentos pessoais

Para análise de perfil do cliente e correto registro de dados, é preciso enviar para a imobiliária as cópias dos três documentos a seguir:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência.

Devem ser enviados os documentos pessoais de todos os que forem participar do contrato de locação (incluindo fiadores, se for o caso).

Para ser ainda mais prático, o envio pode ser feito de onde você estiver, por e-mail ou até por WhatsApp. Fácil e cômodo como a vida deve ser.

 

2 – Comprovantes de renda

Para comprovação de renda, também é possível realizar o envio online de uma das seguintes opções:

  • Três últimos holerites (também chamados contracheques) – para quem trabalha com carteira assinada;
  • Três últimos meses de movimentação bancária;
  • DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) com selo do contador – expedida para profissionais autônomos e liberais;
  • Para aluguéis acima de R$ 1.000,00, cópia da declaração do IR.

Múltiplas alternativas que buscam contemplar as mais variadas situações de trabalho e renda, sempre procurando oferecer o melhor para cada perfil.

 

3 – Garantia escolhida

Em todo tipo de contrato de aluguel (até nas negociações diretas), costuma ser solicitado algum tipo de garantia do locatário, de forma a assegurar a tranquilidade de todas as partes.

Só que, no caso da Santa Ilha, você pode escolher o tipo de garantia que preferir, sempre contando com orientações precisas, acompanhamento de todo o processo e mais segurança e vantagens na negociação.

Você pode optar por uma das três seguintes formas:

 

a) Título de Capitalização

Funciona como uma caução, só que o recurso fica aplicado em um banco ou em uma seguradora, ou seja, fica seguro e disponível para ser ressarcido ao locatário, de acordo com o que estiver estabelecido em contrato;

 

b) Seguro fiança

O processo para adquirir um seguro fiança é similar ao de um seguro auto. Só que as taxas do seguro fiança tem se tornado cada vez menores, sendo reduzidas as porcentagens cobradas sobre o valor do aluguel. Vale a pena considerar essa opção;

 

c) Fiador

É quando uma terceira pessoa garante os pagamentos no caso de inadimplência do locatário. Por isso, a renda comprovada pelo fiador precisa ser de quatro vezes o valor do aluguel. Mas (para ficar ainda mais fácil para você) também é possível fazer a composição de renda colocando mais de um fiador no contrato. Optando por essa forma de garantia, os documentos do(s) fiador(es) devem ser enviados junto aos do locatário.

 

Escolhida a forma de garantia e reunidos os documentos, basta preencher a ficha de cadastro e enviar tudo para a imobiliária dar início ao processo de análise da sua documentação. Fácil assim.

E pra simplificar ainda mais, se você tiver alguma dúvida ou achar que existe alguma restrição para dar entrada no seu aluguel, é só entrar em contato com a Santa Ilha que a imobiliária possui especialistas para atender cada caso, com todos os esclarecimentos e orientações necessários. E pode ter certeza que eles farão todo o possível para que você consiga alugar o imóvel perfeito para suas condições e para o seu perfil, do jeitinho que você quer.

Comprove toda essa facilidade para alugar um imóvel: entre em contato com a Santa Ilha pelo contato@santailha.com.br ou www.santailha.com.br

Redação: Marketing Santa Ilha

Felipe Coin Bacichette
Felipe Coin Bacichette
Felipe fornece as informações técnicas e mercadológicas para a produção de todo o conteúdo do Blog Santa Ilha. É administrador de empresas, especialista no mercado imobiliário e apaixonado pela arte de entender e atender as pessoas. Gaúcho de Caxias do Sul, foi lá que iniciou a vida de empreendedor e adquiriu experiência em grandes marcas do mercado imobiliário. Mora em Florianópolis-SC desde 2013, onde fundou a Santa Ilha Imóveis e encontrou o equilíbrio entre a realização profissional e a qualidade de vida. É casado e tem uma filha que já nasceu com os pés na areia ; )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *