Praias da Solidão e Naufragados
22 de dezembro de 2019
Praia e Ilha do Campeche
22 de dezembro de 2019

Praia da Armação

Logo na entrada da praia da Armação, os barquinhos atracados ao longo do mar dão a pista de que a atividade pesqueira é marcante ali. Mas é só caminhar para o canto esquerdo da praia, conhecido como Caldeirão, para encontrar um mar agitado e com excelente ondulação para o surf

Este é um dos picos mais requisitados pelos surfistas no Sul da Ilha. Mas nem só eles aproveitam a Armação.

A praia é para todos os públicos! De águas tranquilas a agitadas, o balneário é escolha certa das famílias que procuram descanso e um bom banho de mar, e também dos surfistas e pescadores que realizam seu lazer e ofício ao longo dos 3 quilômetros de extensão da praia. De areia branca e fininha, águas frias e límpidas, a praia da Armação pertence ao distrito do Pântano do Sul. 

A chamada Ponta das Campanhas fica na divisa entre as praias da Armação e Matadeiro, e é acessada por meio de uma passarela. É neste píer que atracam os barcos de pescadores carregadores de peixes e camarões típicos de Florianópolis, e de onde é possível fazer um passeio até a Ilha do Campeche. 

A praia

  • Extensão de areia:  3 km
  • Tipo de mar: Tranquilo no canto direito e agitado no canto esquerdo
  • Tipo de areia: Branca e fina

Como chegarAcesso principal pela SC-406 e Avenida Antônio Borges dos Santos.

O que fazerDá para aproveitar a praia para o banho de mar ou a prática de surfe, é possível também fazer passeios de barco para a Ilha do Campeche ou a pé para a Ilha das Campanhas, onde há piscinas naturaisA praia também conta com uma ciclovia em sua orla.

Curiosidades: A praia leva este nome por conta da caça de baleias, praticada desde o século 18 até 1910. As armações eram os lugares destinados ao beneficiamento da gordura das baleias para a produção de óleos, iluminação pública e lubrificante de engrenagens. 

 

Praia do Matadeiro

Natureza exuberante e preservada. Sem carros, ônibus, hotéis e com alto fluxo de pessoas, a praia do Matadeiro é um cenário praticamente intocado.

Para chegar até o balneário é preciso atravessar uma pequena trilha por um morro ao final da praia da Armação. São cerca de 200 metros de caminhada para encontrar um verdadeiro paraíso!

A faixa de areia do Matadeiro é bem larga e permite caminhadas, vôlei, futebol, entre outros esportes. Muitos surfistas frequentam a praia, mas o mar, na parte mais rasa, é tranquilo para as famílias. Nas laterais da praia há pequenos morros rochosos que conservam a natureza e o seu ar “selvagem”.

Área de proteção ambiental, o Matadeiro é frequentado por quem gosta de esportes: do surfe aos trilheiros, das escaladas às corridas. Inacessível para carros, a praia ainda conserva seus morros cobertos pela mata nativa. É um convite para os apreciadores da natureza.

A praia

  • Extensão de areia: 850 m
  • Tipo de mar: Ondas fortes, água gelada e cristalina
  • Tipo de areia: Branca e fina

Como chegarPartindo da Armação, você seguirá a pé pelo canto direito da praia. seguindo por uma pequena trilha que levará ao Matadeiro. 

Trilha: É possível chegar ao Matadeiro por meio da trilha da Lagoinha do Leste. O trajeto é difícil e leva quase três horas, mas proporciona vistas lindas da região!

O que fazer: Curtir o dia em uma praia tranquila, surfar, mergulhar, caminhar, fazer trilhas. 

Curiosidades: O nome da praia do Matadeiro, assim como a Armação, remete à época de caça às baleias.  Os pescadores costumavam montar suas armadilhas na praia da Armação e matavam as baleias no Matadeiro. 

Dica: O jeito ideal de curtir esta praia é indo pra passar o dia! Leve tudo o que precisa para aproveitar e conte com a estrutura de um bar de praia completo, além dos serviços de aluguel de guarda-sol e cadeiras.

Felipe Coin Bacichette
Felipe Coin Bacichette
Felipe fornece as informações técnicas e mercadológicas para a produção de todo o conteúdo do Blog Santa Ilha. É administrador de empresas, especialista no mercado imobiliário e apaixonado pela arte de entender e atender as pessoas. Gaúcho de Caxias do Sul, foi lá que iniciou a vida de empreendedor e adquiriu experiência em grandes marcas do mercado imobiliário. Mora em Florianópolis-SC desde 2013, onde fundou a Santa Ilha Imóveis e encontrou o equilíbrio entre a realização profissional e a qualidade de vida. É casado e tem uma filha que já nasceu com os pés na areia ; )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *