Guia de Bairros: Melhores Lugares para Morar em Florianópolis

Um bairro tradicional e que preserva a cultura da pesca e nativa.

História

Segundo histórias que circulam entre os moradores mais antigos, a porção oeste da praia do bairro continha pequenos rios vindos dos morros das redondezas, o que fazia com que o solo tivesse o aspecto similar ao de um “pântano” e que permitia o cultivo de arroz irrigado, prática essa que se manteve por muitos anos. Daí então surgiu o famoso nome “Pântano do Sul”.

Um bairro amplo e cercado por natureza

O Pântano do Sul é um bairro bastante amplo, ele possui uma vasta área de 47,68 km² que é formada por distritos que abrangem as praias do Saquinho, Solidão, Açores, Lagoinha do Leste e a própria praia do Pântano do Sul, além das áreas interioranas como a Costa de Dentro, Costa de Cima e o Sertão do Peri. 

Mesmo ocupando grande extensão territorial no Sul da Ilha, o bairro está mais isolado na região e concentra uma média de 2,5 mil habitantes que estão divididos em pequenos núcleos, como o núcleo central do bairro que está na praia do Pântano do Sul, onde vivem os moradores mais antigos. Ali também está a maior preservação da cultura local. Se no mar, os peixes saem em abundância, nas mesas dos restaurantes eles são o prato principal dos famosos restaurantes do bairro. 

Guia de Bairros: Melhores Lugares para Morar em Florianópolis

Santa Ilha

Converse com nossa equipe
Santa Ilha
Olá, em que posso ajudá-lo?