Pântano do Sul
Um bairro tradicional e que preserva a cultura da pesca e nativa.
A história do bairro Pântano do Sul, Florianópolis
Segundo histórias que circulam entre os moradores mais antigos, a porção oeste da praia do bairro continha pequenos rios vindos dos morros das redondezas, o que fazia com que o solo tivesse o aspecto similar ao de um “pântano” e que permitia o cultivo de arroz irrigado, prática essa que se manteve por muitos anos. Daí então surgiu o famoso nome “Pântano do Sul”.
O bairro Pântano do Sul é amplo e cercado por natureza exuberante
O Pântano do Sul é um bairro bastante amplo, ele possui uma vasta área de 47,68 km² que é formada por distritos que abrangem as praias do Saquinho, Solidão, Açores, Lagoinha do Leste e a própria praia do Pântano do Sul, além das áreas interioranas como a Costa de Dentro, Costa de Cima e o Sertão do Peri.
Mesmo ocupando grande extensão territorial no Sul da Ilha, o bairro está mais isolado na região e concentra uma média de 2,5 mil habitantes que estão divididos em pequenos núcleos, como o núcleo central do bairro que está na praia do Pântano do Sul, onde vivem os moradores mais antigos. Ali também está a maior preservação da cultura local. Se no mar, os peixes saem em abundância, nas mesas dos restaurantes eles são o prato principal dos famosos restaurantes do bairro.
O que fazer no Pântano do Sul?
Saiba o que fazer neste lindo bairro de Florianópolis.
Trilhas
- Lagoinha do Leste: Praia selvagem e deserta, acessível apenas por trilhas (1h de caminhada) ou pelo mar. Destaque para as águas cristalinas.
- Cachoeira da Solidão: Após 10 minutos de trilha na Praia da Solidão, chega-se a uma cachoeira ideal para mergulho e contato com a natureza.
- Naufragados: Trilha de 40 minutos que passa pela Praia da Solidão até a Praia dos Naufragados, com vista panorâmica e restaurantes de frutos do mar.
- Praia do Saquinho: Caminhada desafiadora que oferece vistas incríveis das praias da Solidão e Pântano do Sul, além das ilhas Moleques do Sul e Três Irmãs.
Passeios de barco
Barraquinhas na praia oferecem passeios diários para Ilha do Campeche, Lagoinha do Leste, Ilhas Três Irmãs, Moleques do Sul e Naufragados.
Caiaque
A baía do Pântano do Sul é perfeita para remar e explorar.
Pescaria
No costão, é possível pescar espada e robalo.
Sítio arqueológico
No Morro do Cemitério, há materiais arqueológicos, incluindo zoólitos.
Surf
Na Praia dos Açores, há uma escolinha de surf e boas ondas para a prática.
Caminhada
Com 3 km de extensão, a praia é excelente para caminhadas.
Descanso
O Pântano do Sul combina mar calmo, natureza exuberante e comidas típicas para momentos inesquecíveis.
Conheça também o bairro Tapera
Os melhores imóveis você só encontra aqui na nossa imobiliária em Florianópolis
Financiamento de imóveis: saiba tudo!
Simule o seu financiamento e tire todas as suas dúvidas!
Lançamentos Sul da Ilha: Makai Campeche, La Esmeralda e mais
O maior portfólio de lançamentos da região. Prontos ou na planta, as melhores oportunidades para investir.