Guia de Bairros: Melhores Lugares para Morar em Florianópolis

Um dos mais antigos e tradicionais bairros do Sul da Ilha que preserva os traços da cultura açoriana e nativa.

História

Este bairro foi a segunda colônia a se desenvolver na antiga vila de Desterro, atual Florianópolis. Um pequeno rio situado em frente à Ilha Dona Francisca, ao qual os indígenas habitantes da região deram o nome de “Ribeiracô“, foi como surgiu o que conhecemos hoje o “Ribeirão da Ilha”.  Apesar do desenvolvimento e do crescimento urbano, os hábitos e os traços da cultura açoriana, estão preservados na atualidade.

Cultura preservada e rica gastronomia

As charmosas casinhas típicas açorianas, as dezenas de opções gastronômicas e o clima bucólico fazem do Ribeirão um destino do Sul da Ilha procurado o ano inteiro. Por aqui, nada de surfe ou trilhas como grande parte dos balneários do Sul. Reconhecido como o maior produtor nacional de ostras, as fazendas do molusco estão espalhadas por toda orla do bairro que também é parte da rota gastronômica da cidade detentora do selo Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.

No centrinho da freguesia do Ribeirão da Ilha, parte mais antiga do bairro, está a Igreja Nossa Senhora da Lapa, inaugurada em 1806 e que é o monumento mais histórico da região. Mais à frente está a praça da freguesia, com bares, restaurantes, lojinhas de artesanato e parte da praia do Ribeirão.

A praia tem, na verdade, três trechos que somados chegam a 750m de extensão. O mais conhecido é no centrinho do Ribeirão. No verão, famílias e crianças costumam tomar banho no local. É aqui que também está o pôr do sol mais bonito de Floripa. Contemplar cada entardecer neste lugar é como admirar uma obra de arte. 

Distâncias

Centro: 21,8 km

Aeroporto: 8,9 km

UFSC: 18,5 km

Praia da Tapera: 5,4 km

Praia do Campeche: 11,5 km

 

 

Guia de Bairros: Melhores Lugares para Morar em Florianópolis

Santa Ilha

Converse com nossa equipe
Santa Ilha
Olá, em que posso ajudá-lo?