Rio Tavares: conheça mais sobre sua história

Um berço do skate e do surf, um ponto de encontro com a natureza e a tranquilidade.

História de Rio Tavares

Entre a Lagoa da Conceição e o Campeche, está o bairro Rio Tavares. Conforme relatos de antigos moradores, o rio que corria nos fundos da propriedade de Miguel Tavares da Costa e que antes de chegar ali, também passava pelas terras de João Tavares da Costa, nas proximidades da Igreja de Pedra, foi o que originou o nome do rio e consequentemente do bairro que está situado na Costa Leste da Ilha de Santa Catarina e a poucos km do Centro e do Aeroporto de Floripa com acessos facilitados.

Localização privilegiada e infraestrutura: Rio Tavares

Com localização privilegiada e boa infraestrutura de serviços que integram saúde, educação e comércio, o bairro é um ambiente que une-se a tudo isso com o lifestyle do local. Vale lembrar que é aqui que nasceu o skatista Pedro Barros, campeão mundial em 2018 e medalhista olímpico nos jogos de Tóquio em 2020 e que fez com que o Rio Tavares também fosse reconhecido pela prática do esporte. 

Além do skate, a praia é logo ali e o surf também se faz muito presente no bairro. Foi no Rio Tavares que nasceu o surfista Guga Arruda, que disputou 11 temporadas de surf no Havaí, entrou para o Guinness sendo o primeiro a surfar a pororoca da bacia Amazônica e hoje é coach e shaper & designer. Além do Guga, quem também ficou reconhecida é a jovem e talentosa Laura Raupp que já conquistou títulos e que disputa competições nacionais e internacionais. Ambos surfistas iniciaram o esporte no “Pico da Cruz”, um dos points de surf mais conhecidos da cidade. Entre a praia, há uma vasta área de dunas e restingas que protegem a orla. Trata-se, afinal, de uma das regiões da ilha mais protegidas ambientalmente e que melhor conservou suas paisagens. Assim, ao fim da maioria das ruas do Rio Tavares, é possível ter acesso à praia por pequenas trilhas.

Outro atrativo natural da região é a Lagoinha Pequena, que está ao lado do Novo Campeche. Com acesso facilitado (dá pra ir a pé ou de bike), o panorama é paradisíaco e ainda favorece a prática de esportes, como stand up paddle e canoagem, além de caminhadas à beira da Lagoa. Bela opção para um final de tarde

Por que visitar o bairro Rio Tavares?

Visitar o Rio Tavares é uma experiência única que combina belezas naturais e riqueza cultural. Localizado em Florianópolis, Rio Tavares oferece praias deslumbrantes, trilhas encantadoras e uma atmosfera tranquila, ideal para quem busca relaxamento e contato com a natureza. 

Além das paisagens naturais, Rio Tavares tem uma rica história e cultura que vale a pena explorar. A área possui diversos pontos históricos e culturais, refletindo a evolução de Florianópolis ao longo dos anos. Visitar o Rio Tavares também significa desfrutar de uma gastronomia variada, com restaurantes que oferecem desde frutos do mar frescos até pratos tradicionais da culinária local.

Distâncias: Rio Tavares

Centro: 16 km 

Aeroporto: 10 km

UFSC: 13 km

Praia do Campeche: 6 km

Lagoa da Conceição: 6 km

 

 

Rio Tavares: conheça mais sobre sua história

Santa Ilha

Converse com nossa equipe
Santa Ilha
Olá, em que posso ajudá-lo?