Ribeirão da Ilha
Um dos mais antigos e tradicionais bairros do Sul da Ilha que preserva os traços da cultura açoriana e nativa.
História
Este bairro foi a segunda colônia a se desenvolver na antiga vila de Desterro, atual Florianópolis. Um pequeno rio situado em frente à Ilha Dona Francisca, ao qual os indígenas habitantes da região deram o nome de “Ribeiracô“, foi como surgiu o que conhecemos hoje o “Ribeirão da Ilha“. Apesar do desenvolvimento e do crescimento urbano, os hábitos e os traços da cultura açoriana, estão preservados na atualidade.
Cultura preservada e rica gastronomia
As charmosas casinhas típicas açorianas, as dezenas de opções gastronômicas e o clima bucólico fazem do Ribeirão um destino do Sul da Ilha procurado o ano inteiro. Por aqui, nada de surfe ou trilhas como grande parte dos balneários do Sul. Reconhecido como o maior produtor nacional de ostras, as fazendas do molusco estão espalhadas por toda orla do bairro que também é parte da rota gastronômica da cidade detentora do selo Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.
No centrinho da freguesia do Ribeirão da Ilha, parte mais antiga do bairro, está a Igreja Nossa Senhora da Lapa, inaugurada em 1806 e que é o monumento mais histórico da região. Mais à frente está a praça da freguesia, com bares, restaurantes, lojinhas de artesanato e parte da praia do Ribeirão.
A praia tem, na verdade, três trechos que somados chegam a 750m de extensão. O mais conhecido é no centrinho do Ribeirão. No verão, famílias e crianças costumam tomar banho no local. É aqui que também está o pôr do sol mais bonito de Floripa. Contemplar cada entardecer neste lugar é como admirar uma obra de arte.
Distâncias
Centro: 21,8 km
Aeroporto: 8,9 km
UFSC: 18,5 km
Praia da Tapera: 5,4 km
Praia do Campeche: 11,5 km
Confira também: Campeche Florianópolis | Melhores bairros Florianópolis
Como é morar em Ribeirão da Ilha, Florianópolis?
Morar em Ribeirão da Ilha, Florianópolis, é uma experiência única para mescla calmaria e simplicidade.
Com atrações culturais e diversas opções de lazer, o bairro tem tudo o que é preciso para viver bem, mas sem precisar conviver com a agitação dos centros urbanos de grande porte.
Ou seja, o bairro proporciona maior qualidade de vida aos moradores, oferecendo tranquilidade e uma infraestrutura completa que permite visitas a bons destinos culturais, comerciais, naturais e gastronômicos.
Vale a pena conhecer Ribeirão da Ilha?
Assim como morar, conhecer Ribeirão da Ilha, Florianópolis, vale muito a pena. Afinal, o local é um ponto turístico, mas proporciona maior tranquilidade aos visitantes em comparação com outros lugares que vivem superpopulados em todos os meses de ano.
Entre os destaques do bairro estão as opções de gastronomia com muitos frutos do mar, a parte histórica do local, arquitetura antiga e o contato com a natureza.
Quem deseja passar bons momentos, não pode deixar de incluir Ribeirão da Ilha, Florianópolis, no roteiro.
As melhores oportunidades do sul da ilha você só encontra aqui na nossa imobiliária em Florianópolis
Financiamento de imóveis: saiba tudo!
Simule o seu financiamento e tire todas as suas dúvidas!
Lançamentos Sul da Ilha: Makai Campeche, La Esmeralda e mais
O maior portfólio de lançamentos da região. Prontos ou na planta, as melhores oportunidades para investir.